o que é a quaresma

A Igreja Católica inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa … A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.

 

O QUE É A QUARESMA

 

A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.

O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a data da  Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia 27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval.

(fonte arquidiocese de campinas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS