uma luz no fim do túnel da desigualdade social

desigualdade social 2

A desigualdade social está sempre sendo debatida e questionada. E nunca solucionada. Mas ultimamente vem sendo feita uma abordagem do assunto de forma nova e –  tomara – promissora. Pois não são os prejudicados da parte de baixo da pirâmide, mas os que estão no topo, que – parece –  começam a ficar incomodados com a situação injusta e desfavorável que prevalece no mundo.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL DA DESIGUALDADE SOCIAL

 

desigualdade social 1

Pessoas bem sucedidas, poderosas, com milhões em suas contas, e principalmente com poder e talento para influenciar governos e empresas, têm questionado a legalidade e a justiça de um modelo econômico e social de cartas marcadas, onde vence quem tem mais oportunidades, e vice versa, em um interminável círculo vicioso.

E com isso cada vez mais empresários vêm se sensibilizando para a necessidade, ou mesmo obrigação, de devolverem à sociedade e à humanidade uma parte do que delas receberam. Não na forma burocrática e ineficaz de impostos, mas com ideias e atitudes que diminuam as diferenças aumentando as oportunidades para os que não foram favorecidos pelo destino ou sorte.
desigualdade social 4Vista sob essa nova ótica, novas esperanças se acendem lá no fim do extenso e doloroso túnel da desigualdade.

Porque a questão aqui não é discutir sistemas econômicos vigentes. Tampouco dividir bens e riquezas, mas sim contribuir para que mais pessoas, por seus próprios talentos e méritos, tenham acesso a eles.
Essa ideia não é totalmente nova, já há muito se fala que ” não se deve dar o peixe e sim ensinar a pescar“. Mas é necessário também facilitar o acesso ao material de pesca. E quando pessoas influentes e inovadoras assinam embaixo, a possibilidade de coisas importantes acontecerem é infinitamente maior.

É a utopia dando lugar à ação consciente, numa espécie de “imposto moral” que começaria de cima e viria em cascata, descendo e contaminando todas as classes sociais, formando uma corrente nunca antes vista de cooperação, integração e empenho.

Difícil de acontecer? Sim. Impossível? Não. Então eu prefiro acreditar.  E você?

desigualdade social 5

imagens internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS