06 de agosto de 2014 – aconteceu hoje

DIA INTERAMERICANO do ESCOTISMO

1945 – a cidade japonesa de Hiroshima foi devastada por uma bomba atômica lançada pelos EUA. (leia mais e veja fotos em msn noticias )

1991 – dia marco da criação da World Wide Web ou www, quando o  primeiro site foi construído e posto on line.

jorge amado2001 – morte de um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado.

 

* XISTO BAHIA (Salvador,1841 / 30 de outubro de 1894) foi um ator, cantor e compositor brasileiro, o primeiro a gravar uma música no Brasil: o lundu Isto é bom“.

* LUCILLE BALL (1911 / 26 de abril de 1989) foi uma atriz americana e figura fundamental no desenvolvimento da mídia, graças à personagem que representava nas séries I love Lucy e The Lucy show. Foi a primeira atriz a continuar a filmar os episódios de uma série de TV mesmo estando grávida. Ela convenceu os produtores a fazer com que sua personagem também engravidasse, e em 19 de janeiro de 1953 cerca de 44 milhões de espectadores acompanharam o parto de sua personagem, algumas horas depois que a atriz deu à luz.

* ADONIRAN BARBOSA (Valinhos, 1910 / 23 de novembro de 1982) foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro, que ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. Seu nome era Rubinato e ele representava em programas de rádio diversos personagens, entre os quais Adoniran Barbosa, o qual acabou por se confundir com seu criador. O seu primeiro sucesso como compositor virou canção obrigatória das rodas de samba das casas de show: Trem das Onze.

* ANDY WARHOL (Pittsburgh,1928 / 22 de fevereiro de 1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Muitas vezes de cama quando criança, tornou-se um excluído entre os seus colegas de escola. Às vezes quando estava confinado à cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema. Começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios. Os anos 1960 marcaram uma guinada na sua carreira e passou a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventou a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola.

* GIANFRANCESCO GUARNIERI (Milão,1934 / 22 de julho de 2006) foi um importante ator, diretor, dramaturgo e poeta ítalo-brasileiro. Sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie. Foi parceiro musical de compositores como Adoniran Barbosa, Carlos Lyra, Edu Lobo, Toquinho e Sérgio Ricardo.

* FLÁVIO RANGEL (Tabapuã,1934 / 25 de outubro de 1988) foi um diretor teatral, cenógrafo, jornalista e tradutor brasileiro. Foi o primeiro brasileiro a comandar o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a mais prestigiosa das companhias de teatro brasileiras, onde sua primeira montagem foi “O Pagador de Promessas“, de Dias Gomes.

* LUIZ PAULO CONDE (Rio de Janeiro,1934) é um arquiteto e político brasileiro. Atua na ONG Vivercidades, dedicada à arquitetura e ao urbanismo, para a qual doou seu acervo pessoal de arte, arquitetura, urbanismo e design.

* BADEN POWELL (Varre-Sai,1937/ 26 de setembro de 2000) foi um violonista e compositor brasileiro. Começou a tocar violão com sete anos, se tornou profissional aos treze, mas só ficou famoso no Brasil quando constituiu uma parceria com Vinícius de Moraes, que escreveu versos para suas composições, criando o gênero chamado de afro-samba. Para tais músicas, ele e Vinícius foram à Bahia para pesquisarem sobre o candomblé e a umbanda.

* PAULO SÉRGIO VALLE (Rio de Janeiro,1940) é um compositor e letrista brasileiro, também autor de jingles. Começou sua carreira compondo bossa nova quando, com o irmão, compôs Samba de Verão, que se tornaria, com Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil, uma das três canções brasileiras mais famosas no exterior.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS