26 de agosto – aconteceu hoje

DIA da MARCHA DAS MARGARIDAS

pieta1498 – a Pietà é encomendada a Michelangelo.

1789 – foi ratificada a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO

 

 

* LEE DE FOREST (Council Bluffs,1873  / 30 de junho de 1961) foi um físico e inventor estadunidense. Em 1907 transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas, e reconhecidamente com audiência, embora acadêmica.

* GUILLAUME APOLLINAIRE (Roma,1880 / 9 de novembro de 1918) foi um escritor e crítico de arte francês, possivelmente o mais importante ativista cultural das vanguardas do início do século XX, conhecido particularmente por sua poesia sem pontuação e gráfica, e por ter escrito manifestos importantes na França, tais como o do Cubismo, além de ser o criador da palavra surrealismo.

* ADEMAR GONZAGA (1901 – 1978) foi um cineasta e jornalista brasileiro. Fez estágios em Hollywood e fundou, em 1930, os estúdios da Cinédia, primeira tentativa de industrializar a produção cinematográfica no país. A Cinédia sobreviveu até os dias atuais, servindo principalmente à televisão e abrigando precioso arquivo sobre o cinema no Brasil.

* MADRE TERESA DE CALCUTÁ (Skopje,1910 / 5 de setembro de 1997) foi uma missionária católica de etnia albanesa, nascida no Império Otomano e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação “Missionárias da Caridade“, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de “Santa das sarjetas”. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, de 1979.

* JULIO CORTÁZAR (Embaixada da Argentina em Ixelles,1914 /12 de fevereiro de 1984) foi um escritor argentino. É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética. Seu livro mais conhecido é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor.

* NONATO BUZAR (Itapecuru Mirim,1932 / 02 de fevereiro de 2014) foi um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Teve composições gravadas por Maysa, Elis Regina, Alcione, João Nogueira, Ivan Lins e Milton Nascimento, entre outros.

* DORI CAYMMI (Rio de Janeiro,1943) é um músico, cantor e compositor brasileiro, filho dos também músicos Dorival Caymmi e Stella Maris. Em 1960, tornou-se membro integrante do Grupo dos Sete (famoso grupo cênico capitaneado por Fernando Torres), em que compunha e executava música incidental para peças teatrais e teleteatros. Sua canção Saveiros, composta em parceria com Nelson Motta para o I FIC (Festival Internacional da Canção) foi defendida por Nana Caymmi e sagrou-se a vencedora. (música rio amazonas e delicadeza)

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS