09 de outubro – aconteceu hoje

DIA do ATLETISMO (não confirmado)

DIA do AÇOUGUEIRO (não confirmado, festejado também em 24 de agosto)

DIA do ANALISTA DE SUPORTE (não confirmado)

DIA MUNDIAL da VISÃO (2ª quinta-feira de outubro)

DIA MUNDIAL dos CORREIOS

DIA do PROFISSIONAL DE CONSÓRCIO  (não confirmado)

 

1967 – morte de Che Guevara, líder revolucionário argentino.

* JOSÉ DO PATROCÍNIO (Campos dos Goytacazes,1853 / 29 de janeiro de 1905) foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.

* MÁRIO DE ANDRADE (São Paulo,1893 / 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador, crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada. Durante sua infância foi considerado um pianista prodígio. Recebeu educação formal apenas em música, mas foi autodidata em história, arte, e especialmente poesia. Dominava a língua francesa. Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma. Foi um dos mentores e fundadores do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

* ISMAEL NERY (Belém do Pará,1900 / 6 de abril de 1934) foi um pintor brasileiro de influência surrealista. Seus temas remetem-se sempre à figura humana: retratos, auto-retratos e nus. Dedicou-se a várias técnicas aplicadas em desenhos e ilustrações de livros. Foi também cenógrafo.

* JOE ROSENTHAL (1911 / 20 de Agosto de 2006) foi um fotógrafo estadunidense, que recebeu o prêmio Pulitzer Prize pela sua famosa foto da subida da bandeira dos EUA na montanha Suribachi após a Batalha de Iwo Jima, intitulada “Raising the Flag on Iwo Jima“.

* MARIO ZAN (Roncade,1920 /9 de novembro de 2006) foi um acordeonista ítalo-brasileiro, famoso por suas canções típicas das festas juninas do centro-sul do Brasil. (Balão Bonito, Noites de Junho e Pula a Fogueira).

* JOHN LENNON (Liverpool,1940 / 8 de dezembro de 1980) foi um músico, guitarrista, cantor, compositor, escritor e ativista britânico. Ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles. Formou com Paul McCartney o que seria uma das melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos. Ele e sua mulher Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Seu envolvimento com líderes da extrema-esquerda norte-americana deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal. A Imigração deu início a um processo de extradição de John Lennon dos EUA, que durou cerca de três anos. Em 2008, foi considerado pela revista Rolling Stone o 5º melhor cantor de todos os tempos.

* TAIGUARA (Montevidéu,1945 / 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro nascido no Uruguai. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70 e é autor de vários clássicos da MPB, como Hoje, Universo do teu corpo, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem e Que as Crianças Cantem Livres, entre outros. Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, o que o levou a se auto-exilar por duas vezes.

* FERNANDO BRANT (Caldas, 1946) é um compositor brasileiro, que participou do movimento musical Clube da Esquina. Fez parcerias com Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Márcio Borges, entre outros. Com Travessia, parceria com Milton Nascimento, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro. Criou roteiros e letras para balés, teatros e trilhas de filmes nacionais e novelas. Criou com Tavinho Moura o musical brasileiro Fogueira do Divino.

* JOSÉ ROBERTO TORERO (Santos,1963) é um escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esportes brasileiro. É autor de diversos livros, como “O Chalaça“, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS