o melhor presente para o dia das crianças

reflexoes

O MELHOR PRESENTE PARA O DIA DAS CRIANÇAS

 

criancas 1Eu adoro criança…dormindo. Estou brincando, eu gosto de verdade. Só não tenho muito jeito pra lidar. Não sou daquelas pessoas que inventam brincadeiras, passeios e estão sempre rodeadas por elas.

Amo-as do meu jeito. E sofro por elas. Morro de pena de criança. Não só das carentes, das excluídas. De todas.

Porque é um ser inocente e que está à mercê dos adultos e seus mandos e desmandos. Para o bem e para o mal.

A partir do momento em que nasce, um bebê já está entregue à própria sorte. Porque ele não vem com criancas 2manual de instrução, e os pais não passaram por nenhum curso que os certificasse como aptos a exercer esse papel. Eles tentam fazer o melhor, mas são pessoas de carne e osso. Sentem sono, fome, cansaço, têm dores, preguiça, mau humor. Nem sempre podem ou querem atender à demanda de tempo, atenção e cuidado requeridos.

Agora, na atualidade, a coisa está mais complicada. O tempo é cada vez mais escasso. A criança assiste à correria dos adultos sem entender o que se passa. Mas involuntariamente assimila aquilo, e se mostra estressada, impaciente e agitada. Ou, ao contrário, se torna retraída, introvertida e insegura. É a lei da ação e reação.

Os pais (ou responsáveis) mal dão conta de cuidar de suas próprias vidas, como vão saber lidar com um ser em formação?

criancas 3Porque a vida moderna também demanda muito dos adultos. É uma corrida pela realização pessoal, profissional, financeira, afetiva. É a necessidade da afirmação, do status, do poder, do sucesso… E no meio desse turbilhão cabecinhas confusas tentam sobreviver a esse caos.

É por isso que eu morro de pena das crianças. E dos pais também. Dois polos opostos procurando um corresponder às expectativas do outro. Um aprendizado sofrido, para as duas partes.

E aí, quando surgem os adolescentes problemáticos, ou os adultos desajustados, de quem é a culpa?criancas 4

Então eu penso que o melhor presente que se pode dar a uma criança é um tratamento equilibrado e sensato. Um ambiente sadio e adequado para o seu desenvolvimento.

Os adultos têm que procurar se estruturar bem física e emocionalmente, para que possam formar futuros adultos felizes e que esses, por sua vez, repassem isso para uma nova geração.

criancas 5imagens internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS