exposição mostra o papel da gastronomia através dos tempos

arte e design

Uma interessante mistura de elementos da cultura brasileira como culinária, antropologia, design de alimentos e arte está acontecendo nessa semana em São Paulo. A mostra conta com instalações multimídia, vídeos e uma degustação com nove pratos criados especialmente para a exibição.

EXPOSIÇÃO MOSTRA O PAPEL DA GASTRONOMIA ATRAVÉS DOS TEMPOS

Arte, cultura, história e gastronomia mesclando-se em uma experiência multissensorial criada pela artista e food designer Simone Mattar. Em COMO PENSO COMO, seus cinco sentidos terão a oportunidade de experimentar a história e a identidade brasileiras. Inspirados em episódios definidores da nossa identidade, os nove pratos serão servidos em meio a uma encenação teatral, cuja concepção teve a colaboração do designer Marko Brajovic e do dramaturgo Joca Andreazza.

A experiência envolve o público em duas sessões diárias para vinte pessoas cada e, antes de cada imersão, você será entretido por atores que declamarão textos relacionados a cada um dos pratos que serão servidos. (eletrolux.com.br)

O cardápio foi inspirado em personalidades e lendas brasileiras, como Carmen Miranda, Tarsila do Amaral e Lampião. Entre os nove itens criados pela artista estão uma luminária comestível de filigrana de mandioca e um sonho salgado com creme de bacalhau e azeitonas verdes, servido em um travesseiro de biscuit –referência ao baile da Ilha Fiscal, a última festa da corte imperial brasileira antes da Proclamação da República em 1889. (uol comidasebebidas)

“Entre em uma das salas e sinta o cheiro de café e bolos frescos em meio ao som de ambulantes anunciando seus produtos.”

‘A Cabeça do Bispo’, inspirado no Movimento Antropófago de Oswald de Andrade, apresenta pequenas cabeças comestíveis, representando o Bispo Sardinha, personagem histórico que foi devorado pelos índios caetés.

‘O Grande Poder’ é uma ode à mandioca inspirada em uma das canções do Mestre Verdelinho, um dos grandes expoentes do repente nordestino.

Entre as sobremesas, ‘A Preço de Banana’ é inspirada em Carmem Miranda e é questionada a imagem de um Brasil “vendido a preço de ouro”. (msn receitasebebidas)

 

exposicao como penso como 2

Durante os intervalos entre as degustações os visitantes podem interagir com as projeções dos pratos.

 

exposicao como penso como 3

Atores declamam versos e servem os participantes da degustação experimental

 

exposicao como penso como 1

Cabeças comestíveis feitas de mousse de sardinha na brasa

 

exposicao como penso como 4

prato da degustação é inspirado nas cerimônias do Candomblé e nas comidas de santo.

 

exposicao como penso como 5

sonho salgado com creme de bacalhau e azeitonas verdes em um travesseiro de biscuit –referência ao baile da Ilha Fiscal

 

exposicao como penso como 6

marmita de alumínio em forma de mandacaru traz referência a Lampião e a Glauber Rocha

 

exposicao como penso como 7

a pomba do Divino cercada de nomes de lugares onde estão ocorrendo conflitos

 

assista um resumo desse grandioso espetáculo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS