09 de janeiro de 2015 – mensagem e fatos do dia

 

“Todas as vitórias ocultam uma abdicação.”

simone de beauvoir / nascida nesta data

 

DIA NACIONAL do ASTRONAUTA (não confirmado)

Philip Astley

1768 – o inglês Philip Astley apresentou em Londres o primeiro circo moderno, com acrobatas, palhaços e animais treinados.

1822 – DIA DO FICO – Dom Pedro I com a frase “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico”, se recusou a voltar para sua terra natal, Portugal.

1863 – inauguração do Metrô de Londres, primeiro trem subterrâneo do mundo, com sete quilômetros de comprimento.

1923 – pela primeira vez se faz um vôo num helicóptero, realizado na Espanha por Juan de La Cierva y Codorniu.

1941 – a Columbia Broadcasting System realiza a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores.

1954 – apresentação em Nova York da primeira calculadora de circuitos integrados, chamada de cérebro eletrônico.

 

* SIMONE DE BEAUVOIR (Paris, 1908 / 14 de abril de 1986) foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa. Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia. Uniu-se estreitamente ao filósofo Jean-Paul Sartre, e a seu círculo, criando entre eles uma relação polêmica e fecunda, que lhes permitiu compatibilizar suas liberdades individuais com sua vida em conjunto.

JOÃO CABRAL DE MELO NETO

* JOÃO CABRAL DE MELO NETO (Recife, 1920 / 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até à poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Sua obra mais conhecida é Morte e Vida Severina.

* JOAN BAEZ (Staten Island, 1941) é uma cantora norte-americana de música folk, conhecida por seu estilo vocal distinto e opiniões políticas declaradas. Em 1964 lançou o disco Joan Baez/5, incorporando neste trabalho uma seleção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições dos músicos brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan. Também tocou em Woodstock, numa época em que estava inteiramente envolvida na luta contra a Guerra do Vietnã.

* JIMMY PAGE (Heston, 1944), é um músico, produtor musical e compositor inglês, que alcançou sucesso internacional como o lendário guitarrista da banda de rock Led Zeppelin. É amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS