23 de janeiro de 2015 – mensagem e fatos do dia

 

“A esperança deixa de ser felicidade quando acompanhada de impaciência.”

john ruskin

 

DIA INTERNACIONAL da MEDICINA INTEGRATIVA

Salvador Dalí1989 – vinte e seis anos de morte do pintor Salvador Dalí.

 

 

* STENDHAL (Grenoble, 1783 / 23 de março de 1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco. Estabeleceu o seu renome de escritor graças à obra Vida de Rossini.

 

 

* ÉDOUARD MANET (Paris, 1832 / 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. À sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna.

* SERGUEI EISENSTEIN (Riga, 1898 / 11 de fevereiro de 1948) foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Foi também um filmólogo. Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística. Notabilizou-se por seus filmes mudos A Greve, O Encouraçado Potemkin e Outubro, assim como os épicos históricos Alexandre Nevski e Ivan, o Terrível. Sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas devido ao seu uso inovador de escritos sobre montagem.

* SILVIO GAZZANIGA (Milão, 1921) é um escultor italiano, criador da taça do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA.

* JOÃO UBALDO RIBEIRO (Itaparica, 1941 / 18 de julho de 2014) foi um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto e A Casa dos Budas Ditosos. Seu estilo literário é basicamente traçado pela ironia e pelo contexto social do Brasil, abrangendo também cultura portuguesa e cultura africana.

* HENRIQUE MECKING, o MEQUINHO (Santa Cruz do Sul, 1952) é o maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos. Uma doença grave – a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos – o fez se afastar das competições a partir de 1978, o que prejudicou sua carreira.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS