7 de fevereiro de 2015 – mensagem e fatos do dia

 

“Há criaturas como a cana: mesmo postas no moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura”

dom hélder câmara / nascido nesta data

 

DIA NACIONAL do GRÁFICO (extra-oficial)

povos indigenasDIA NACIONAL de LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

 

 

* CLEMENTINA DE JESUS (1901/1987) é uma cantora brasileira de samba. “Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Talvez por ter gravado quase que somente temas folclóricos, ou por sua voz não obedecer aos padrões estéticos tradicionais. O que realmente impressionava eram suas aparições no palco, onde tinha um contato direto com seu público.” (ver vídeo homenagem com hermínio b. carvalho)

* DOM HÉLDER CÂMARA (1909/1999) é um bispo e escritor brasileiro. Em sua homenagem foi dado seu nome ao Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa que tem por objetivo premiar profissionais e trabalhos jornalísticos voltados para a promoção do bem comum, a construção de valores humanos, cristãos e éticos, e a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, que destina-se a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.

* CARYBÉ (1911/997) é um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino naturalizado e radicado no Brasil. Ficou conhecido principalmente por suas ilustrações de livros de autores famosos  como Mário de Andrade (Macunaíma), Gabriel Garcia Marques (Cem anos de solidão) e vários de Jorge Amado.

* HECTOR BABENCO (Mar del Plata, 1946) é um cineasta argentino-brasileiro de ascendência judaico-ucraniana. Destacou-se na direção de filmes como “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, “Carandiru”  e “O Beijo da Mulher Aranha”, este último lhe valendo a indicação ao Oscar de melhor direção.

* PEPEU GOMES (1952) é um guitarrista e compositor brasileiro.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS