o centenário de nascimento do artista alceu penna

roupa moda tendencias

 

Neste ano comemora-se o centenário de nascimento de um dos grandes desenhistas e ilustradores do Brasil,  ALCEU PENNA.

 

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO ARTISTA ALCEU PENNA

 

“Autodidata, dono de um traço ágil e estilo inconfundível desenhava menus, cartazes, cenários, figurinos para shows, decorações e fantasias para bailes de carnaval, renovou inclusive a fantasia da Carmem Miranda quando esta partiu para Hollywood com o Bando da Lua, e fantasias para os concursos de Miss. Ilustrou ainda um grande número de livros em parceria com grandes nomes da literatura, principalmente infantil.”

Um de seus trabalhos mais expressivos e conhecidos foi para a extinta revista O Cruzeiro, onde apresentava suas “garotas“.

 

“…em 1938 os jornais prometiam que : ” As garotas que são a expressão da vida moderna, endiabradas e inquietas serão apresentadas todas as semanas em “O Cruzeiro” por Alceu Penna…” Começam assim “As Garotas de Alceu”, que abordavam os mais variados temas; mundanos, políticos, cinematográficos, esportivos etc.e que foram rapidamente adotados como referência, por garotas modernas, por nada menos que 28 anos consecutivos, de publicação ininterrupta.

Suas Garotas eram utilizadas como referência da moda a ser copiada, e o próprio Alceu caprichava na produção dos desenhos que além de difundir os modelos em voga detalhava miniciosamente as texturas e tramas dos tecidos, evidenciando oa cores de cada uma das estações. Era também muito importante a referência e sugestões para penteados, e também as frases e atitudes que suas garotas apresentavam eram prontamente adotadas criando modismos populares.” (uol)

 

“Para comemorar o centenário de nascimento, parentes do artista têm se empenhado na montagem de uma série de homenagens. No universo da moda, uma coleção-cápsula criada pelo estilista Victor Dzenk com inspiração na obra de Alceu promete virar hit do próximo verão, temporada 2015’16.

“A estamparia é o DNA da minha marca, então irei explorar muito as imagens das Garotas e dos croquis, mas não de forma literal e, sim, em grafismos, numa releitura de estampas criadas por ele como borboletas e animal printings. Ele gostava de retratar as Garotas acompanhadas de gatos de estimação, e este também estará presente”, adianta Dzenk.” (uai)

alceu-penna_boa-vida

alceu pena 04

alceu pena 05

alceu pena 11

alceu pena croquis

alceu pena 12

alceu pena 14

 

O Carnaval foi um tema bastante explorado pelo artista, que desenhou inúmeras fantasias onde podia explorar com liberdade  cores e estampas com seu traço inconfundível.

 

alceu pena 06

alceu pena 08

alceu pena 09

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS