05 de março de 2015 – mensagem e fatos do dia

Não sei… Se a vida é curta / Ou longa demais pra nós / Mas sei que nada do que vivemos / Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.”

especial semana da mulher / cora coralina

 

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA (1ª quinta-feira após a 1ª quarta-feira de março)

DIA NACIONAL da MÚSICA CLÁSSICA (nascimento de Heitor Villa-Lobos)

DIA do FILATELISTA BRASILEIRO (extra-oficial)

DIA da INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA (não confirmado)

 

* ÉTIENNE-JULES MAREY (1830/1904) foi um inventor e cronofotógrafo francês. Seu trabalho foi significativo no desenvolvimento da cinematografia e da ciência do trabalho fotográfico. É considerado um dos pioneiros da fotografia e da história do cinema. Ele ficou fascinado pelo estudo da circulação do ar e começou a observar os grandes voadores, como as aves. Adotou e mais tarde desenvolveu a fotografia animada. Sua idéia revolucionária foi gravar as várias fases do movimento em uma única superfície fotográfica. Marey também fez filmes. Eram em alta velocidade (60 imagens por segundo) e com excelente qualidade de imagem: na cinematografia da câmera lenta, ele aproximou-se da perfeição. Sua pesquisa sobre como capturar e exibir imagens em movimento ajudou o campo emergente da cinematografia.

* HEITOR VILLA-LOBOS (1887/1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. É possível encontrar em sua obra combinações inusitadas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação do cantos de pássaros. Em 1986, teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados.

* CÍCERO DIAS (1907/2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.

* PATATIVA DO ASSARÉ (1909/2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Seus poemas eram feitos e guardados na memória para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.

* DINHO (1971 1996), foi um cantor brasileiro, vocalista da banda Mamonas Assassinas, além de apresentador, compositor e humorista. (veja clipe com desabafo em guarulhos)

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS