mensagem e fatos do dia – 20 de março de 2015

A felicidade humana geralmente não se consegue com grandes golpes de sorte, que poucas vezes acontecem, mas com pequenas coisas que acontecem todos os dias“.

benjamin franklin / pelo dia internacional da felicidade

 

DIA do BLOGUEIRO (vivaaa!)

DIA MUNDIAL do SONO ( 3ª sexta-feira de março)

DIA MUNDIAL da SAÚDE BUCAL

DIA NACIONAL da AQUICULTURA

DIA INTERNACIONAL da FELICIDADE (comemoração instituída pela unanimidade dos 193 Países-Membros da Assembleia  Geral das Nações Unidas em 2012)

DIA INTERNACIONAL da ASTROLOGIA (data tida como o 1º dia do ano astrológico e início do Signo de Áries)

 

DIA INTERNACIONAL do CONTADOR DE HISTÓRIAS

DIA MUNDIAL e NACIONAL do TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

DIA do EQUINÓCIO de OUTONO (no hemisfério Sul), o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

 

* JEAN-ANTOINE HOUDON (1741/1828) foi um escultor de estilo neoclássico francês. Ficou famoso pelos bustos e estátuas que esculpiu de filósofos, inventores e figuras políticas do iluminismo como Diderot, Benjamin Franklin, Rousseau, Voltaire, Molière e George Washington.

* HENRIK IBSEN (1828/1906) foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se  Um Inimigo do Povo, Imperador e Galileu, Casa de Bonecas e Hedda Gabler. Seus trabalhos analisavam a realidade contida por trás das convenções e costumes, o que trouxe muita inquietação para seus contemporâneos. Ele lançou um olhar crítico e a livre investigação sobre as condições de vida e as questões da moralidade da época.

* ERNESTO NAZARETH (1863/1934) foi um  pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do tango brasileiro, atualmente (desde a década de 20 do século XX) considerado um subgênero do choro. Mário de Andrade assim definiu Nazareth: “compositor brasileiro dotado de uma extraordinária originalidade, porque transita com fôlego entre a música popular e erudita, fazendo-lhe a ponte, a união, o enlace.”

* MANSUETO BERNARDI (1888 /1966) foi um escritor, poeta e político ítalo-brasileiro. Considerado braço direito de Henrique Bertaso, dono da Livraria do Globo, foi responsável pela divulgação de importantes escritores gaúchos como Érico Veríssimo, Mário Quintana e Pedro Vergara.

MENOTTI DEL PICCHIA

* MENOTTI DEL PICCHIA (1892/1988) foi um poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro. Com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros jovens artistas e escritores paulistas, participou da Semana de Arte Moderna. Foi um dos mais combativos militantes da estética modernista. Destacam-se em sua obra poética os livros Juca Mulato, Máscaras , A Angústia de D. João e O Amor de Dulcinéia.

* NORA NEY (1922/2003) foi uma cantora brasileira. Foi uma das grandes divas do rádio, interpretando Dorival Caymmi, Noel Rosa, Ary Barroso, entre outros. Ao lado de Maysa Matarazzo, Ângela Maria e Dolores Duran, consagrou-se como uma das maiores intérpretes do samba-canção.

* JOSÉ VASCONCELLOS (1926/2011) foi um ator, diretor, produtor, radialista e humorista brasileiro, considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro mundial no gênero “stand up comedy“. Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, A Toca do Zé, exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952. Em 1964, ao retornar de uma viagem a Los Angeles, teve a idéia de construir a “Vasconcelândia”, um parque temático numa área de um milhão de metros quadrados, em Guarulhos. Investiu todos os recursos que obteve ao longo da vida artística, sem obter nenhum apoio oficial. No entanto, o projeto fracassou e quase o levou à falência.

* PAULO JOSÉ (1937) é um ator e diretor brasileiro.

* XANGAI (1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro.

* ALICIA KOZAMEH (1953) é uma escritora argentina. Desde os anos 80 é chamada para participar de eventos literários, conferências diversas e encontros sobre direitos humanos nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

* LEANDRO LEITE LEOCÁDIO (1975) é um poeta, contista, ilustrador e cartunista brasileiro. É membro da Mensa International, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência (QI) do mundo.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS