mensagem e fatos do dia 11 de maio de 2015

mensagem e fatos do dia 11 de maio de 2015

“Podemos ir longe, se começarmos de muito perto.”

krishnamurti / nascido nesta data

 

mensagem e fatos do dia 11 de maio de 2015

 DIA NACIONAL do REGGAE

DIA NACIONAL de FREI GALVÃO

1852 – inauguração do telégrafo no Brasil.

1927 – é fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que entrega o prêmio Oscar.

1981 – morreu de câncer Bob Marley, músico jamaicano de reggae.

2001 – lançamento da edição em português da Wikipédia.

 

mensagem e fatos do dia 11 de maio de 2015

* MARTHA GRAHAM (1894 / 1 de abril de 1991) foi uma dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da Dança Moderna. Ela dançou e coreografou por mais de 70 anos, e durante esse tempo foi a primeira dançarina a se apresentar na Casa Branca, viajar para o exterior como embaixadora cultural e receber o maior prêmio civil dos EUA: a Medalha Presidencial da Liberdade. “O corpo diz o que as palavras não podem dizer”. “Como os pintores e arquitetos modernistas, eliminamos qualquer elemento decorativo ou supérfluo da nossa forma de expressão.”

* JIDDU KRISHNAMURTI (1895 / 17 de fevereiro de 1986) foi um filósofo, escritor e educador indiano. Entre seus temas estão incluídos revolução psicológica, meditação, conhecimento, liberdade, relações humanas, a natureza da mente, a origem do pensamento e a realização de mudanças positivas na sociedade global. A necessidade do autoconhecimento e da compreensão das influências restritivas e separativas das religiões organizadas, dos nacionalismos e de outros condicionamentos, foram por ele constantemente realçadas. Chamou sempre a atenção para a necessidade urgente de um aprofundamento da consciência, para esse “vasto espaço que existe no cérebro onde há inimaginável energia.” A educação foi sempre uma de suas preocupações. Fundou várias escolas em diferentes partes do mundo. “Estou apenas a ser como um espelho da vossa vida, no qual podeis ver-vos como sois. Depois, podeis deitar fora o espelho; o espelho não é importante.”

* BIDU SAYÃO (1902 / 13 de março de 1999) foi uma célebre intérprete lírica brasileira. Em fevereiro de 1938, cantou para o casal Roosevelt na Casa Branca. Roosevelt lhe ofereceu a cidadania estadunidense, mas ela recusou. De acordo com ela mesma, “no Brasil eu nasci e no Brasil morrerei“. Entre os papéis nos quais ela mais se destacou estão Mimì em La Bohème de Puccini, Susanna em As Bodas de Fígaro de Mozart, Zerlina em Don Giovanni, Violetta em La Traviata de Verdi, Gilda em Rigoletto, Zerbinetta em Ariadne auf Naxos de Richard Strauss, e os papéis femininos principais em Roméo et Juliette de Gounod e Pelléas et Mélisande, a única ópera de Debussy. Foi homenageada pela escola de samba Beija-flor de Nilópolis em 1995. Ela veio no último carro alegórico, O Cisne Negro, sentada num trono preparado para ela.

* SALVADOR DALÍ (1904 / 23 de Janeiro de 1989) foi um importante artistapintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Seu trabalho chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica.Teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, fotografia e foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. Foi expulso da Academia em 1926, em que declarou que ninguém ali era suficientemente competente para o avaliar. Quando se encontrou com Pablo Picasso em Paris disse-lhe “Vim vê-lo antes de ir ao Louvre” – “Fez você muito bem“, respondeu-lhe Picasso. O seu trabalho mais conhecido é  A Persistência da Memória. Produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros projetos. Filmou um anúncio de televisão para Lanvin chocolates e projetou o logotipo da empresa Chupa Chups. Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram os Telefone Lagosta e o Sofá-lábios de Mae West, completados por ele. Foi também responsável pela criação de um impressionante conjunto de jóias, 39 no total, sendo a mais famosa “The Royal Heart”. Na moda sua criação inclui um sapato em forma de chapéu e uma rosa para um cinto com fivela no formato de lábios. Também participou na criação de desenhos têxteis e de frascos para perfumes.

* RUBEM FONSECA (1925) é um escritor e roteirista de cinema brasileiro, mineiro. Suas obras geralmente retratam, em estilo seco e direto, a luxúria e a violência urbana, em um mundo onde marginais, assassinos, prostitutas, miseráveis e delegados se misturam. A história através da ficção é também uma marca de Rubem Fonseca, como nos romances Agosto (seu livro mais famoso) em que retratou as conspirações que resultaram no suicídio de Getúlio Vargas, e em O Selvagem da Ópera que retrata a vida de Carlos Gomes.

* VALENTINO (1932) é um estilista italiano. Sua casa de moda está entre os impérios de moda mais famosos do mundo.

* EDUARDO COUTINHO  (São Paulo1933 / 2 de fevereiro de 2014) foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil.  Tinha como marca realizar filmes que privilegiavam as histórias de pessoas comuns.Sua obra-prima é Cabra Marcado para Morrer. Após ter conquistado um prêmio em dinheiro ao vencer um concurso de televisão respondendo perguntas sobre Charles Chaplin, mudou-se para Paris, em 1957, a fim de estudar direção e montagem.  Foi premiado três vezes no Festival de Gramado pelos filmes Santo ForteEdifício Master, além de um Kikito de Cristal pelo conjunto da obra, e duas vezes pelo Festival de Brasília pelos filmes Santo Forte e Peões. Em 2013, ao completar 80 anos, foi homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

* CARLOS LYRA (1936) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às suas raízes no samba. Começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade, passando, em seguida, a tocar gaita de boca. Com Vinicius de Moraes, compôs várias canções de sucesso, como “Você e eu“, “Coisa mais linda” e “Primavera” entre outras. Compôs a música da peça infantil Maroquinhas Fru-Fru, de Maria Clara Machado. Atuou também como diretor musical do Teatro de Arena, promovendo apresentações de Zé Keti e Cartola. Montou o musical Pobre menina rica, cujo texto recebeu tradução para o espanhol de Gabriel Garcia Marquez e Francisco Cervantes.

(mensagem e fatos do dia 11 de maio de 2015 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS