mensagem e fatos do dia 26 de maio de 2015

mensagem e fatos do dia 26 de maio de 2015

“Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala.”

irmã dulce / nascida nesta data

 

mensagem e fatos do dia 26 de maio de 2015

DIA MUNDIAL do LINDY HOP

DIA do REVENDEDOR LOTÉRICO

DIA NACIONAL de COMBATE AO GLAUCOMA

 

mensagem e fatos do dia 26 de maio de 2015

* MAMIE SMITH (Cincinnati, 1883 / 16 de Setembro de 1946) foi uma norte-americana cantora, dançarina, pianista e atriz. Como cantora de vaudeville executou vários estilos, incluindo jazz e blues. Entrou para a história da música ao ser a primeira afro-americana a gravar blues vocais em 1920.

* DOROTHEA LANGE (Hoboken,1895 / 1965) foi uma fotógrafa estadunidense. Nos anos 1930, a serviço da Farm Security Administration, ela percorreu vinte e dois estados do Sul e Oeste dos Estados Unidos, recolhendo imagens que documentam o impacto da Grande Depressão na vida dos camponeses. É a autora da fotografia “Mãe Emigrante“, a mais famosa da FSA e uma das mais reproduzidas da história, tendo aparecido em mais de dez mil publicações.

* FRANKIE MANNING (1914 / 2009) foi um dançarino, instrutor e coreógrafo estadunidense. É considerado um dos fundadores do Lindy Hop.

* IRMÃ DULCE (Salvador,1914 / 13 de Março de 1992) foi uma religiosa católica brasileira, uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX. Suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo. Fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário da Bahia e o Círculo Operário da Bahia, que tinham como finalidade a difusão das cooperativas, a promoção cultural e social dos operários e a defesa dos seus direitos. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio. Foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Em 1991, recebeu no convento, em seu leito de morte, a visita do Papa João Paulo II para receber a bênção e a extrema unção. No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada em Salvador, e passou a ser reconhecida como “Bem-Aventurada Dulce dos Pobres“.

* MOONDOG (Marysville, 1916 / 8 de setembro de 1999) foi  um compositor, músico, cosmologista, poeta e inventor de alguns instrumentos musicais. Aos 16 anos, um acidente com uma dinamite o deixou cego, fato que contribuiu, ou não, para seu desenvolvimento perceptivo e auditivo, e a maior parte de sua formação teórica foi autodidata, lendo livros em Braille sobre história da música e teoria musical. Conhecido pela sua teimosa recusa de vestir nada mais além das roupas artesanalmente feitas por ele mesmo, era chamado de Viking de Manhattan, graças à seu visual excêntrico, quase “bizarro”, e passeava pelas ruas de Nova Iorque vendendo seus discos e suas partituras e tocando ao vivo. Quando o apontaram como a gênese do minimalismo, o humilde e espirituoso Moondog respondeu: “Bach já fazia minimalismo nas suas fugas. Então, o que há de novo?”

* MILES DAVIS (Alton,1926 / 28 de Setembro de 1991) foi um trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano. Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz. Seu grande êxito como músico, entretanto, foi ir mais além do que ser influente e distinto em seu instrumento, e moldar estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos seus trabalhos.

* SIVUCA (Itabaiana,1930 / 14 de dezembro de 2006) foi exímio executante da sanfona, multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, e um dos maiores artistas do Nordeste do Brasil, responsável por revelar a amplitude e a diversidade da sanfona nordestina no cenário mundial da música. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre outros.

* TONY TORNADO (Mirante do Paranapanema,1930) é um ator e cantor brasileiro. Em 1970 foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com a canção soul BR-3“. Foi um dos artistas que introduziu a soul music e o funk na música brasileira.

* WARD CUNNINGHAM (26 de maio de 1949) é um programador de computador americano que desenvolveu o primeiro wiki.

* CLARAH AVERBUCK (Porto Alegre, 26 de maio de 1979) é uma blogueira, escritora e redatora de humor brasileira. Sua obra pode ser considerada literatura de consumo com influência da subcultura pop. Sua primeira novela Máquina de Pinball ganhou adaptação para o teatro. Seus outros dois livros também inspiraram o diretor cinematográfico Murilo Salles que produziu o filme Nome Próprio, com Leandra Leal no papel principal. O livro-LP de tiragem limitada Nossa Senhora da Pequena Morte reproduz páginas escritas à mão ou datilografadas, vem dentro de capas clássicas de velhos long-plays (LPs), com direito a vinis de rock, blues, jazz, clássicos e até raríssimos vinis mexicanos.

(fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS