mensagem e fatos do dia 25 de junho de 2015

mensagem e fatos do dia 25 de junho de 2015

“Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas.”

atribuída a pablo neruda

 

mensagem e fatos do dia 25 de junho de 2015

DIA do QUILO

DIA do IMIGRANTE

DIA MUNDIAL do MARINHEIRO

DIA da BANDEIRA DO ARCO ÍRIS e da DIVERSIDADE SEXUAL

 

1967 – os Beatles tocando All You Need is Love foi o primeiro evento transmitido mundialmente via-satélite, ao vivo simultaneamente para 26 países.

 

mensagem e fatos do dia 25 de junho de 2015

ANTONI GAUDÍ* ANTONI GAUDÍ (Reus,1852 / 10 de junho de 1926) foi um arquiteto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona. Adotou uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. É conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade. Foi ridicularizado por seus contemporâneos. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família, possuem um poder quase alucinatório. Em Barcelona a sua arquitetura assume foros de exceção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Apesar da estima e do prestígio de Gaudí, o público não deixou de alcunhar suas obras e de as considerar quase aberrantes. (veja também obras de gaudí)

* GEORGE ORWELL (Motihari,1903 / 21 de Janeiro de 1950) foi um escritor e jornalista inglês. Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, se dedicou a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polêmicos, crítica literária e poesia. . Vários neologismos criados por ele, assim como o termo orwelliano – palavra usada para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária – já fazem parte do vernáculo popular. Fez expedições exploratórias nas favelas de Londres e por algum tempo viveu como “um nativo” de seu próprio país, se vestindo como um vagabundo e não fazendo concessões aos costumes e às expectativas da classe média, experiência registrada em “The Spike”, seu primeiro ensaio publicado. É mais conhecido pelo romance distópico 1984 e pela novela satírica A Revolução dos Bichos, esta última inspiradora da obra Fazenda Modelo, de Chico Buarque.

* RUY BARATA (Santarém,1920 / 23 de abril de 1990) foi um poeta, político, advogado, professor e compositor brasileiro. Mostrou-se exímio letrista para as melodias do filho Paulo André, como nas músicas Foi assim (sucesso na voz de Fafá de Belém) e Pauapixuna.

* PEYO (Bruxelas,1928 / 24 de dezembro de 1992) foi um ilustrador belga, mais conhecido por ter sido o criador dos Smurfs, seres travessos e encantadores que gostam de se divertir, vivem em casas em forma de cogumelo e falam uma língua estranha.

* SISA VIEIRA (Matosinhos,1933) é o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Suas obras encontram-se por todo o mundo, desde a América à Ásia, passando por países como Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre outros.

* JOÃO CARLOS MARTINS (São Paulo,1940) é um pianista e maestro brasileiro. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, como quando teve um nervo rompido e perdeu os movimentos da mão direita em um acidente, desenvolveu a doença chamada Contratura de Dupuytren e na Bulgária sofreu um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento das mãos. Tornou-se então maestro, mas incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, fez um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. (exemplo de superação e coragem)

* OLÍVIA HIME (Rio de Janeiro,1943) é uma cantora e letrista brasileira. Em 1977, produziu o LP Passaredo, de Francis Hime, seu marido. Em seguida, começou a participar de discos e shows do compositor e a compor também. Em 2000, fundou, com Kati de Almeida Braga, a gravadora Biscoito Fino, da qual é diretora artística.

* BUSSUNDA (Rio de Janeiro,1962 / 17 de junho de 2006) foi um ator, humorista e dublador brasileiro, membro do grupo Casseta & Planeta. Com os companheiros de televisão escreveu onze livros, lançou três discos, encenou uma peça de teatro, protagonizou o filme A Taça do Mundo é Nossa e dublou o personagem principal da animação Shrek.

(mensagem e fatos do dia 25 de junho de 2015 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS