passo a passo das famosas cadeiras do designer rietveld

decoracao hoje

Eu sempre procuro trazer ao blog ideias de artesanato e decoração que possam ser feitos pelas pessoas em geral, que não possuem necessariamente habilidades específicas.

Mas como gosto de homenagear os aniversariantes do dia, seja com música, texto ou mostrando suas obras, não pude resistir quando vi um belo trabalho de marcenaria que reproduz dois modelos clássicos de um conceituado artista que nasceu nesse dia.

Então, o “faça você mesmo” de hoje é para a turma da serra e da madeira.

 

PASSO A PASSO DAS FAMOSAS CADEIRAS DO DESIGNER RIETVELD

 

GERRIT RIETVELD foi um arquiteto e designer de produto neerlandês, que desenhou a Cadeira Vermelha e Azul e a Zig Zag, ícones do design mundial, influenciado pelo Neoplasticismo.

 

“Os móveis de Rietveld dos anos 20 caracterizavam-se pela sua concepção de espaço muito própria e pela ideia de transparência, características que correspondiam aos ideais defendidos pela avant-garde funcionalista. O mesmo se aplicava à sua noção de produção industrial: Rietveld entendia que também a sua cadeira Vermelha e Azul podia ser fabricada industrialmente, na medida em que o material, as traves, as ripas e as tábuas podiam ser facilmente adquiridos no mercado e a construção não apresentava dificuldades maiores.” (Mobiliário Moderno – 150 anos de design, ed. H.F. Ullmann, pgs. 650, 651, 652).

 

veja o artigo completo no site coisasdemadeira

 

A CADEIRA VERMELHA E AZUL

 

A famosa cadeira Vermelha e Azul foi executada originalmente em madeira natural e, mais tarde e sob a influência do movimento “De Stijl“, foi pintada nas cores primárias inspiradas em Mondrian – também colaborador deste movimento.

 

cadeira vermelha e azul 00

a cadeira vermelha e azul original

 

cadeira vermelha e azul b 02

cadeira vermelha e azul b 03

cadeira vermelha e azul b 04

 

cadeira vermelha e azul b 05

 

A CADEIRA ZIG ZAG

 

Criada por Rietveld entre 1932 e 1934, a cadeira Zig-Zag foi composta com apenas quatro painéis maciços, fixados por parafusos combinados com encaixes de espiga e cunhas. Seu design também coloca em prática os mesmos princípios do movimento De Stijl, embora Rietveld tivesse rompido com o grupo em 1928. Suas linhas diagonais diferem da sóbria estrutura reta da cadeira Vermelha e Azul, cuja obra expressa os ideais do movimento De Stijl; a cadeira Zig-Zag é inquietante e instável – uma provocação aos sentidos.

 

cadeira zig zag 00

a cadeira zig zag original

 

cadeira zig zag b 01

cadeira zig zag b 02

cadeira zig zag b 03

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS