olá, hoje é 26 de fevereiro de 2016

hoje é 26 de fevereiro de 2016

“A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero.”

victor hugo / nascido nesta data

 

 

hoje é 26 de fevereiro de 2016

DIA do COMEDIANTE (não confirmado)

 

hoje é 26 de fevereiro de 2016

 

* CLAUDE-ADRIEN HELVÉTIUS (1715/1771) foi um filósofo e literato francês.

VICTOR HUGO

* VICTOR HUGO (1802/1885) foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras. Considerado um menino precoce, ainda jovem tornou-se escritor, tendo, aos 15 anos, sido premiado pela Academia Francesa por um de seus poemas. Seu romance Notre-Dame de Paris foi um sucesso instantâneo e logo fez de Hugo o mais famoso escritor que vivia na Europa, tendo o livro se propagado e traduzido por todo o continente. “Acreditava no direito do homem usufruir dos frutos do seu trabalho, embora reforçasse a responsabilidade que acompanha o enriquecimento pessoal.”

HONORÉ DAUMIER

* HONORÉ DAUMIER (1808/1879) foi um caricaturista, chargista, pintor, escultor e ilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o “Michelangelo da caricatura“. Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia. Nelas reproduziu uma visão crítica, às vezes irônica, às vezes direta e certeira, dos acontecimentos de sua época. Sua caricatura Gargântua, que ridicularizava o rei Luís Filipe, custou-lhe seis meses de prisão em 1831. Trabalhou como ilustrador para publicidade e o mercado editorial. Desenvolveu a linguagem da charge e da caricatura, caracterizada pela crítica social e política. Já sua pintura é completamente diferente. Os temas são artistas em desgraça e crianças na miséria, algo que o mobilizava de maneira singular.

* LEVI STRAUSS (1829/1902) foi um industrial teuto-americano, inventor da blue jeans (calça Levi’s). Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company. Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno propõe a Levi Strauss a idéia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto.

TEX AVERY

* TEX AVERY (1908/1980) foi um diretor cinematográfico, animador, cartunista e dublador estadunidense, famoso por produzir desenhos animados durante a Era de Ouro da animação americana. A maior parte de sua obra foi produzida nos estúdios Warner Bros. e Metro-Goldwyn-Mayer, criando os personagens Pernalonga, Patolino, Droopy, Esquilo Maluco, e ajudando no desenvolvimento de Gaguinho e Picolino. Sua influência pode ser encontrada em quase todos os desenhos produzidos nas décadas de 1940 e 1950. O estilo de Avery quebrou o padrão de realismo estabelecido por Walt Disney e encorajou os animadores a ampliar os limites da animação.

* JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS (1920/1984) foi um escritor brasileiro. Trabalhou como carregador de bananas, instrutor de boxe, e, devido ao belo porte físico, até como modelo pictórico (há uma estátua sua, do escultor Bruno Giorgi, na antiga sede do Ministério da Educação). Foi também garçom de boate. O autor tinha método originalíssimo. De início, escolhia os cenários onde se movimentariam seus personagens. Transportava-se então para o local, onde realizava estudos minuciosos. Em seguida, dava asas à sua fantasia e, na imaginação, construía todo o romance, determinando até mesmo as frases da dialogação. Tinha uma memória que, durante longo tempo, lhe per­mitia lembrar dos mínimos detalhes do cenário estudado. “Quando a história está inteiramente feita na imaginação“, revelava o escritor, “é que começo a escrever. Só trabalho quando tenho a impressão de que o romance está saindo por todos os poros do corpo. Então vai tudo a jato”. “Quando estou escrevendo entro em transe. Só paro de bater nas teclas da máquina quando os dedos doem. Só aí percebo quanto trabalhei. Sou um cara capaz de varar dias escrevendo até a exaustão.” Dos seus livros, Meu Pé de Laranja Lima, Rua Descalça, Vazante e Arara Vermelha foram filmados..

* ISAURINHA GARCIA (São Paulo, 1923 / 30 de agosto de 1993) foi uma cantora popular dos anos 30 e 40 que fez sucesso nos gêneros carnavalesco e romântico.

* CÍCERO SANDRONI (São Paulo, 1935) é um jornalista e escritor brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras.

* WILSON SIMONAL (Rio de Janeiro, 1938 / 25 de junho de 2000) foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV. Viu sua carreira entrar em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS. Sobre ele foi produzido o documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, produzido e dirigido por Cláudio Manoel, integrante do Casseta & Planeta.

* MARIA CREUZA (Esplanada, 1944) é uma cantora brasileira.

* ALTAY VELOSO (São Gonçalo, 1951) é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

      (hoje é 26 de fevereiro de 2016 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS