olá, hoje é 15 de dezembro de 2016

mensagem-do-dia cabecalho

“Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada.”

oscar niemeyer / nascido nesta data

 

mensagem e fatos do dia 15 de dezembro de 2015

DIA do ARQUITETO e do URBANISTA (antes comemorado em 11/12)

DIA NACIONAL da ECONOMIA SOLIDÁRIA

DIA do JORNALEIRO e DIA do JARDINEIRO (não confirmados)

 

1896 – Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Poster - Gone With the Wind 01.jpg

1939 – foi lançado o filme “… E o Vento Levou“, obra que conquistou os Oscars de Melhor Filme, Direção, Atriz, Roteiro, Atriz Coadjuvante, Fotografia, Montagem e Direção de Arte, ficando 26 anos como a maior bilheteria da história do cinema.

1966 – morte de Walt Disney, desenhista e produtor de desenhos animados.

 

mensagem e fatos do dia 15 de dezembro de 2015

* GUSTAVE EIFFEL (Dijon, 1832 / 27 de dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris.

* LUDWIK LEJZER ZAMENHOF (Białystok, 1859 / 14 de abril de 1917) foi um oftalmologista e filólogo judeu polonês. Criador do esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo. Falavam-se várias línguas em Bialystok, gerando muitas dificuldades de compreensão entre as diversas culturas. Isto o motivou a buscar uma solução para o problema, e durante anos, foi desenvolvendo o esperanto em um processo longo e trabalhoso. Publicou então um pequeno manual intitulado Internacia Lingvo (“Língua Internacional”) com pseudônimo de Doutor Esperanto, palavra que acabou por se converter no nome de sua criação.

* RAIMUNDO IRINEU SERRA (São Vicente Ferrer, 1892 / 6 de julho de 1971), mais conhecido como Mestre Irineu, foi o fundador da doutrina religiosa do Santo Daime que usa como sacramento a bebida chamada ayahuasca, batizada por ele de Daime, associada a orações e cânticos (hinos) a diversas divindades, caracterizando um culto resultante da mistura de diversas religiões e crenças indígenas, africanas e europeias.

* VICTOR BRECHERET (Farnese,1894 / 17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do “artista”.

* OSCAR NIEMEYER (Rio de Janeiro, 1907 / 5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Seu primeiro grande trabalho individual foi o projeto de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte. Esse trabalho, especialmente a Igreja São Francisco de Assis, recebeu elogios da crítica nacional e estrangeira, chamando a atenção internacional. Ficou conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e escreveu em suas memórias: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”. Produziu também mobílias na década de 1970, levando à madeira prensada as curvas que já aplicava ao concreto. Trabalhou até poucos dias antes de sua morte, aos cento e quatro anos.

* CHICO MENDES (Xapuri, 1944 / 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos meios de subsistência dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas. Esse ativismo ecológico lhe valeu fama internacional. Foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa.

(hoje é 15 de dezembro de 2016 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS