olá, hoje é 16 de dezembro de 2016

mensagem-do-dia cabecalho

“A maioria das pessoas é tão feliz quanto resolve ser.”

abraham lincoln

 

mensagem e fatos do dia 16 de dezembro de 2015

DIA do RESERVISTA

 

2002 – publicada primeira proposta de licenças Creative Commons.

 

mensagem e fatos do dia 16 de dezembro de 2015

* LUDWIG VAN BEETHOVEN (Bonn, data provável de nascimento, em 1701 / 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade. Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi-lhe diagnosticado, aos 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões. Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade estava praticamente surdo.

* OLAVO BILAC (Rio de Janeiro, 1865 / 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, escreveu a letra do Hino à Bandeira. É considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos. Foi o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil. Produziu, além de poemas, textos publicitários, crônicas, livros escolares e poesias satíricas. Em um discurso em sua homenagem, disse sobre o ofício de escrever: “Que fizemos nós? Fizemos isto: transformamos o que era até então um passatempo, um divertimento, naquilo que é hoje uma profissão, um culto, um sacerdócio: estabelecemos um preço para nosso trabalho, porque fizemos desse trabalho uma necessidade primordial da vida moral e da civilização de nossa terra..”

WASSILY KANDINSKY

* WASSILY KANDINSKY (Moscou, 1866 / 14 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. O fascínio pelo simbolismo e psicologia da cor acompanharam seu crescimento, apesar de parecer nunca ter estudado arte. A influência da música foi bastante importante no nascimento da arte abstrata. Além da pintura desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autônoma e distanciada de uma discrição visual de um objeto ou de uma qualquer forma. Escreveu também poemas brilhantes, abstratos, que fazem referência a cores e linhas, tais quais surgiam na percepção do artista.

(hoje é 16 de dezembro de 2016 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS