olá, hoje é 22 de maio de 2017

hoje é 22 de maio de 2016

“O amor e a arte não abraçam o que é belo, mas o que justamente com esse abraço se torna belo.”

atribuída a karl kraus / pelo dia do abraço

 

 

hoje é 22 de maio de 2016

DIA do ABRAÇO (história e origem do dia)

DIA MUNDIAL do GÓTICO

DIA INTERNACIONAL da BIODIVERSIDADE

 

1885 – morreu Victor Hugo, novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês, autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras. ( ver mais )

 

hoje é 22 de maio de 2016

* RICHARD WAGNER (Leipzig, 1813 / 13 de fevereiro de 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão, primeiramente conhecido por suas óperas. Foi o pioneiro em avanços da linguagem musical, tais como o cromatismo extremo e a rápida mudança dos centros tonais, que muito influenciou no desenvolvimento da música erudita europeia. Sua ópera Tristan und Isolde é algumas vezes descrita como um marco do início da música moderna. Sua influência vai além da música, é também sentida na filosofia, literatura, artes visuais e teatro.

* MARY CASSATT (Allegheny, 1843 / 14 de Junho de 1926) foi uma pintora dos Estados Unidos. Participou de várias exposições dos Impressionistas, fixando-se como membro do grupo original, ao lado de Monet, Morisot, Renoir, Pissaro e Degas, entre outros, quando procurou expressar suas fortes opiniões sobre arte e seus preconceitos contra a tradição dos salões oficiais. Recusou-se a receber prêmios e menções e a participar de mostras de artistas mulheres, não acreditando em tal separação ou exclusividade, dizendo que em arte não deve haver tal distinção. Suas gravuras coloridas, com forte influência da estética japonesa, e as técnicas próprias, complicadas e bem-elaboradas, tiveram grande destaque no campo das artes gráficas.

ARTHUR CONAN DOYLE* ARTHUR CONAN DOYLE (Edimburgo, 1859 / 7 de julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho, a primeira vez em que Sherlock Holmes apareceu. Em novembro de 1891, ele escreveu para sua mãe: “Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores.” A manifestação de desagrado do público fez com que o escritor trouxesse o personagem de volta.

* LAURENCE OLIVIER (Dorking, 1907 / 11 de Julho de 1989) foi um ator, produtor e diretor cinematográfico britânico, vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy.Foram as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras “Henrique V”, “Hamlet”, “Ricardo III” e “Otelo.”

HERGÉ* HERGÉ (Etterbeek,1907 / 3 de março de 1983) foi um escritor, artista, e desenhista de história em quadrinhos belga francófono. Tornou-se famoso como criador do personagem Tintim, em As Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou. O racismo, neocolonialismo, anti-semitismo e outros aspectos negativos das estórias fizeram com que o personagem fosse mal visto ainda até hoje, apesar de terem passado por “revisões”, procurando fazer a crítica e o público esquecerem-se do passado de Hergé e do conteúdo lamentável de algumas de suas estórias.

* SUN RA (Birmingham,1914 / 30 de Maio de 1993) foi um compositor de jazz, bandleader, pianista, poeta e filósofo conhecido por sua “filosofia cósmica”, composições musicais e performances.

* CHARLES AZNAVOUR (Paris,1924) é um cantor francês de origem armênia, também letrista e ator. Após obter a cidadania armênia aceitou se tornar embaixador da Armênia na Suíça. Desde o terremoto de 1988 tem ajudado o país através de sua obra caritária: a Fundação Aznavour para a Armênia. O cantor veio ao Brasil em abril de 2008 e suas apresentações foram marcadas pela presença de pessoas ilustres, como a atriz Bibi Ferreira.

(hoje é 22 de maio de 2017 – fonte principal wikipedia / images google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS