olá, hoje é 02 de dezembro de 2017

mensagem-do-dia cabecalho

“…hoje é um dia de realização completa; dou graças a Deus pelo dia de hoje. Milagres seguirão milagres e as maravilhas nunca cessarão…”

lourenço prado

 

 

mensagem e fatos do dia 02 de dezembro de 2015

DIA NACIONAL do SAMBA (extra oficial)

DIA NACIONAL da ASTRONOMIA

DIA PAN-AMERICANO da SAÚDE (OEA)

DIA NACIONAL das RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA INTERNACIONAL da ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO (ONU)

DIA NACIONAL da PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

 

Michelangelo no teto da Capela Sistina

1512 – as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.

1870 – estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.

 

mensagem e fatos do dia 02 de dezembro de 2015

* D. PEDRO II (Rio de Janeiro, 1825 / 5 de dezembro de 1891), alcunhado o Magnânimo, foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos. Foi imperador com apenas cinco anos, resultando em uma infância e adolescência tristes e solitárias. Impôs com firmeza a abolição da escravidão. Um erudito, estabeleceu reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, cultura e ciências e ganhou o respeito e admiração de estudiosos como Graham Bell, Charles Darwin, Victor Hugo e Friedrich Nietzsche, e foi amigo de Richard Wagner, Louis Pasteur e Henry Wadsworth Longfellow, dentre outros.

ANITA MALFATTI

* ANITA MALFATTI (São Paulo, 1889 / 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. “Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[…]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura.”

OTTO DIX

* OTTO DIX (Gera, 1891 / 25 de Julho 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos.

* MARIA CALLAS (Nova Iorque, 1923 / 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana de ascendência grega, considerada a maior celebridade da ópera no século XX e a maior soprano e cantora de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

* GIANNI VERSACE (Reggio Calabria, 1946 / Miami, 15 de julho de 1997) foi um estilista de alta costura italiano.

* TONINHO HORTA (Belo Horizonte, 1948) é um compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista brasileiro. Tocou com Elis Regina e participou das gravações do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento. Por seu talento extraordinário, tocou com músicos renomados do jazz mundial, como Sergio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vasconcelos, Keith Jarrett, George Benson, Pat Metheny e outros.

(hoje é 02 de dezembro de 2017 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS