olá, hoje é 08 de dezembro de 2017

mensagem-do-dia cabecalho

O blog faz hoje um tributo a John Lennon – morto em 1980 – mostrando algumas citações atribuídas a ele.

“Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.”

“A vida é aquilo que acontece enquanto você está planejando o futuro.”

“Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me dizia que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi “feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida.”

 

mensagem e fatos do dia 08 de dezembro de 2015

DIA do NÃO (não confirmado)

DIA da MULATA

DIA da JUSTIÇA

DIA do CICLISTA (extra oficial)

DIA NACIONAL da FAMÍLIA

DIA do COLUNISTA SOCIAL

DIA do CRONISTA ESPORTIVO

DIA NACIONAL da CONCILIAÇÃO

DIA de NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO, sendo feriado católico em vários municípios.

1839 – o vocábulo cartografia é empregado pela primeira vez pelo historiador português Visconde de Santarém, numa carta endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

 

1863 – é criado o futebol moderno.

1980 – John Lennon é assassinado por um fã.

1994 – morte do compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro Tom Jobim.

 

mensagem e fatos do dia 08 de dezembro de 2015

* HORÁCIO (Venúsia, 65 a.C. / 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta lírico e satírico romano, além de filósofo. É considerado um dos maiores poetas da Roma Antiga, e conhecido como o deus da Poesia. Se tornou o primeiro literato profissional de Roma. Alguns temas epicuristas destacam-se em sua obra, como a importância em se aproveitar o presente (carpe diem) pelo reconhecimento da brevidade da vida e a busca pela tranquilidade (fugere urbem).

FRANCISCO DE PAULA RAMOS

* FRANCISCO DE PAULA RAMOS (São Paulo, 1851 / 1 de junho de 1928) foi um arquiteto brasileiro. Durante algumas décadas foi de seu escritório que saíram praticamente todos os projetos residenciais da elite e os principais projetos públicos da cidade de São Paulo, como o Teatro Municipal, o Mercado Municipal e a Pinacoteca.

* GEORGES MÉLIÈS (1861 / 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Além de ser considerado o “pai dos efeitos especiais“, fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Um de seus filmes mais conhecidos foi Viagem à Lua, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época. Charles Chaplin o chamou de “o alquimista da luz“.

CAMILE CLAUDEL

* CAMILE CLAUDEL (Aisne, 1864 / 19 de outubro de 1943) foi uma escultora francesa. Seu pai, maravilhado com seu estupendo e precoce talento que, ainda na infância, produziu esculturas de ossos e esqueletos com impressionante verossimilhança, oferta-lhe todos os meios de desenvolver suas potencialidades. Sua mãe, por outro lado, não vê com bons olhos, colocando-se sempre contra todo aquele empreendimento. Seu professor Rodin, impressionado pela solidez e beleza de seu trabalho, admite-a como aprendiz de seu ateliê. Por vezes, a obra de um e de outro são tão próximas que não se sabe qual obra de seu professor ou da aluna. Às vezes se confunde em quem inspirou um ou copiou o outro. Sua vida sufocada por um abandono, suas forças e sua lucidez esgotadas por uma relação umbilical com seu mestre e amante, fez com que se afastasse do trabalho e dos amigos, terminando por ser internada em um manicômio, onde ficou até a morte.

* DIEGO RIVERA (Guanajuato, 1886 / Cidade do México, 24 de novembro de 1957) de origem judaica, foi um dos maiores pintores mexicanos. Acreditava que somente o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante séculos de opressão estrangeira. Dentro deste conceito, realizou gigantescos murais que contavam a historia política e social do México, mostrando a vida e o trabalho do povo mexicano, seus heróis, a terra, as lutas contra as injustiças, as inspirações e aspirações. Foi casado por quatro vezes, incluindo um tumultuoso casamento com Frida Kahlo.

* FLORBELA ESPANCA (Vila Viçosa, 1894 / 8 de Dezembro de 1930), batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo. Autora poli-facetada, escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte.

* JOACHIM FEST (1926 / 2006) foi um historiador e escritor alemão; tornou-se mundialmente conhecido pela sua biografia de Adolf Hitler, uma das mais completas do ditador alemão.

* ALAÍDE COSTA (Rio de Janeiro, 1935) é uma cantora e compositora brasileira. Uma das grandes referências musicais do movimento surgido em 1957, a bossa nova, frequentava a boemia do Beco das Garrafas, em Copacabana.

(hoje é 08 de dezembro de 2017 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS