olá, hoje é 11 de dezembro de 2017

mensagem-do-dia cabecalho

“Viva sem medo, viva sem culpa. Viva sem nenhum medo do inferno ou sem ansiar o céu. Simplesmente viva.”

osho / nascido nesta data

 

 

mensagem e fatos do dia 11 de dezembro de 2015

DIA do ARQUITETO

DIA do AGRIMENSOR

DIA do ENGENHEIRO

DIA NACIONAL das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais)

DIA INTERNACIONAL das MONTANHAS

DIA da INFANTARIA DA AERONÁUTICA

DIA MUNDIAL e NACIONAL da CÂMARA JÚNIOR

DIA NACIONAL do CONTROLE DE PESO (não confirmado)

 

 

1946 – foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.

1997 – assinatura do Protocolo de Quioto, acordo internacional cujo principal objetivo é estabilizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.

 

mensagem e fatos do dia 11 de dezembro de 2015

* HECTOR BERLIOZ (La Côte-Saint-André, 1803 / 8 de março de 1869) foi um compositor do Romantismo francês, conhecido por sua Sinfonia Fantástica e pela Missa de Requiem. Era um amante da literatura, e muitas de suas melhores composições são influenciadas por obras literárias. Seu amor não correspondido pela atriz Henrietta Constance Smithson serviu de inspiração para a composição da Sinfonia Fantástica. A audição da obra é acompanhada pelo público com a leitura de um programa, escrito pelo próprio compositor, que relata alguns dos momentos da sua paixão. Era a primeira vez que um compositor expunha explicitamente uma experiência pessoal numa obra musical. Foi a primeira obra de música programática puramente instrumental, e sua estreia foi símbolo do início do Romantismo na França.

* ALFRED DE MUSSET (Paris, 1810 / 2 de Maio de 1857) foi um poeta, novelista e dramaturgo francês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi “o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos”.

* CARLOS GARDEL (Tacuarembó ou Toulouse, 1890 / 24 de junho de 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade. Seu lugar de nascimento constitui uma questão controversa.

* ALCEU AMOROSO LIMA (Rio de Janeiro, 1893 /14 de agosto de 1983) foi um crítico literário, professor, pensador, escritor e líder católico brasileiro. Foi Conde Romano, pela Santa Sé. Adotou o pseudônimo de Tristão de Ataíde. Tornou-se um líder da renovação católica no Brasil. Tornou-se símbolo de intelectual progressista na luta contra as transgressões à lei e à censura que o regime militar após 1964 iria impor ao povo brasileiro. Denunciou pela imprensa a repressão que se abatia sobre a liberdade de pensamento em sua coluna semanal no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo.

FELIX NUSSBAUM

* FELIX NUSSBAUM (Osnabrück,1904 / 2 de Agosto de 1944) foi um pintor alemão de religião judaica, com várias obras que ilustram os horrores do Holocausto, do qual ele foi vítima.

* NOEL ROSA (Rio de Janeiro,1910 / 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no “asfalto”. O sucesso chegou com o lançamento de Com que roupa?, um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Essa música ele se inspirou quando ia sair com os amigos, a mãe não deixou e escondeu suas roupas, ele, com pressa perguntou: “Com que roupa eu vou?” Também foi protagonista de uma curiosa polêmica (Noel Rosa X Wilson Batista) travada através de canções com seu rival. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, como Feitiço da Vila e Palpite Infeliz.

* CARLO PONTI (Magenta, 1912 / 10 de janeiro de 2007) foi um produtor de cinema italiano. Seu maior sucesso foi Doutor Jivago, dirigido por David Lean e galardoado com seis prêmios Oscar da Academia de Hollywood.

* ALEXANDER SOLJENÍTSIN (Kislovodsk, 1918 / 3 de Agosto de 2008) foi um romancista, dramaturgo e historiador russo, cuja obra Arquipélago Gulag consciencializou o mundo quanto aos gulags, sistema de campos de trabalhos forçados existente na antiga União Soviética.

* RAJNEESH (Kuchwada, 1931 / 19 de Janeiro de 1990) foi o fundador de um movimento filosófico-místico. Conhecido como OSHO, que designa um renunciante, ou seja, uma pessoa que dedicou sua vida a disseminar a sua experiência da verdade, sendo mantido pelos seus discípulos. Embora nunca tenha escrito nenhum livro, 650 títulos em 57 idiomas foram criados e têm sido publicados a partir de transcrições de seus discursos e palestras. Quando se descobriu a causa da Aids, determinou que seus discípulos fizessem o teste de HIV. Pioneiro, recomendou usar camisinha e luvas de látex na hora do sexo, coisas ridicularizadas na época. Representando sempre uma ameaça às tradições religiosas e políticas, foi impedido de entrar em vários países. Deixou o seguinte epitáfio: “Osho… Nunca nasceu… Nunca morreu… Apenas visitou este planeta Terra entre 1931 e 1990″.

(hoje é 11 de dezembro de 2017 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS