olá, hoje é 12 de dezembro de 2017

mensagem-do-dia cabecalho

“Quando veremos a evidência de que a miséria no mundo todo tem que ser combatida como uma forma muito mais grave de poluição da vida?”

arnaldo jabor / nascido nesta data

 

 

mensagem e fatos do dia 12 de dezembro de 2015

DIA do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

 

1897 – inauguração da Cidade de Minas, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte.

 

mensagem e fatos do dia 12 de dezembro de 2015 * JULES EUGÈNE LENEPVEU (Angers, 1819 / 16 de Outubro de 1898, Paris) foi um pintor francês famoso por suas grandes composições de temas históricos, incluindo os tetos da Ópera de Paris.

* GUSTAVE FLAUBERT (Ruão, 1821 / 8 de maio de 1880) foi um escritor francês. Prosador importante, marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, como “Madame Bovary”, obra realista que o tornaria célebre e que levaria cinco anos para concluir.

EDVARD MUNCH* EDVARD MUNCH (Løten, 1863 / 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão. Aos trinta anos pintou O Grito, considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. Interessou-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Toda sua obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.

AUGUSTO RUSCHI* AUGUSTO RUSCHI (Santa Teresa, 1915 / 3 de junho de 1986) foi um agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro, tornando-se respeitado especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil. Deixou grande coleção de fotografias e produziu inúmeros desenhos científicos. Ajudou no combate a pragas na agricultura, na implantação de diversas reservas ecológicas e na divulgação das maravilhas da natureza. Foi pioneiro no combate ao desmatamento da Amazônia e antecipou os efeitos deletérios do reflorestamento com espécies exóticas e do uso de agrotóxicos, entre outros. Em 1994, através de lei federal, foi-lhe concedido o título de Patrono da Ecologia no Brasil, sendo também um dos ícones mundiais da proteção ao meio ambiente.

* ANTUNES FILHO (São Paulo, 1929) é um diretor de teatro brasileiro. Entre os espetáculos que criou estão Macunaíma, da obra de Mário de Andrade, que percorreu vinte países e Trono de Sangue, baseada na obra Macbeth de William Shakespeare.

* ARNALDO JABOR (Rio de Janeiro, 1940) é um cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro. Formado no ambiente do Cinema Novo, participou da segunda fase do movimento, que buscava analisar a realidade nacional, inspirando-se no neo-realismo italiano e na nouvelle vague francesa. Um de seus grandes sucessos de bilheteria do cinema brasileiro foi Toda Nudez Será Castigada, adaptado da peça homônima de Nelson Rodrigues. Seus dois últimos livros Amor É prosa, Sexo É poesia e Pornopolítica se tornaram best-sellers instantâneos. Abordando os mais variados temas (cinema, artes, sexualidade, política nacional e internacional, economia, amor, filosofia, preconceito), suas intervenções “apimentadas” na televisão e em suas colunas lhe renderam muitos críticos.

* WAGNER TISO (Três Pontas, 1945) é um músico, arranjador, regente, pianista e compositor brasileiro de formação erudita. Em 1970 entrou para a banda Som Imaginário, que acompanhava as apresentações de Milton Nascimento. Integrante do Clube da Esquina, logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira.

* EMERSON FITTIPALDI (São Paulo, 1946) é um ex-automobilista brasileiro. É um dos mais vitoriosos automobilistas brasileiros da história, e foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1 e em categorias de ponta no automobilismo internacional, abrindo portas para vários compatriotas.

* RUY MAURITY (Paraíba do Sul, 1949) é um compositor e cantor brasileiro. Em 1971 gravou o seu maior sucesso, Serafim e seus Filhos. Com o tempo foi caracterizando cada vez mais a sua carreira com os temas e músicas regionais.

* GUEL ARRAES (Recife, 1953) é um cineasta e diretor de televisão brasileiro.

* NÁ OZZETTI (São Paulo, 1958) é uma cantora e compositora brasileira.

(hoje é 12 de dezembro de 2017 – fonte principal wikipedia / imagens google / aberto a correções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS